A CromaSomos
A CromaSomos promove a cultura e a pesquisa inter-disciplinar através de exposições, oficinas, e experiências que atravessam as linhas da arte, da tecnologia e a ciência, tendo como principal objeto de pesquisa a relação direta e intrínseca entre os sentimentos e estímulos sensoriais como as cores, a música ou a dança.
Pelos seus 10 anos de vida, a CromaSomos desenvolve uma linguagem única, que permite a comunicação entre artistas de diferentes disciplinas através de um código que envolve a música, as cores e formas básicas, estudado pelo viés da arte, mas tendo em conta o diálogo científico atual e histórico, assim como conhecimentos que sobrevivem à mudança dos tempos, como o Taoismo, a Alquimia, a Cultura Védica, o Tarot, a Astrologia, entre outros.
Levamos esta linguagem a espaços culturais, galerias, festivais de arte, e a parcerias nas áreas da ciência e da tecnologia, assim como
a oficinas para crianças e profissionais voltadas para o despertar da consciência sobre os sentimentos submersos fundo dentro do nosso ser, dando-lhes peso, temperatura, som, cor e textura.
Navegamos pelo osceano dos sentimentos, onde tudo oscila, tudo é cor, tudo produz música.
História
Inspirado por um sonho, em 2008, Vig Morã cria um Código de Cores para auxiliar na compreensão da música, através da associação dos sentimentos causados por certas notas de uma certa harmonia, com o sentimento causado pelas cores.
Para compreender mais profundamente como diferentes pessoas relacionam as cores com sentimentos, a CromaSomos é criada em 2012 e a nossa primeira exposição chamada Sentimentologia foi organizada no Galpão Benfeitoria em Belo Horizonte de Abril a Junho de 2014, com eventos e experiências sinestésicas semanais, o que proporcionou uma larga base de dados para a pesquisa.
Nove anos mais tarde, com o lançamento do livro A Cromasfera e o Código de Cores da Harmonia a CromaSomos tem se consolidado como um movimento vibrante, envolvendo artistas, cientistas, pesquisadores e programadores da América do Sul e da Europa, e um corpo de pesquisa robusto e crescente.
Com arte, despertarmos sentimentos específicos, profundos e genuínos; com ciência, registramos e mapeamos resultados; com filosofia, buscamos enxergar o todo e desenhamos novas experiências.
Newsletter
Subscreva à nossa Newsletter para saber de experiências e novidades da pesquisa CromaSomos em primeira mão.
Use o formulário também para nos dar o seu feedback e sugestões.
Faça parte desta descoberta!